Lançado em 2018 (sim, 2018, parece que foi ontem, mas a realidade bate diferente), Red Dead Redemption 2 é a prova viva de que alguns jogos simplesmente recusam a envelhecer. Enquanto muito jogo novo aí sofre pra entregar uma textura decente, Arthur Morgan e sua gangue continuam desfilando em um dos mundos abertos mais bonitos e vivos já feitos na história dos games.
E olha que estamos falando de um jogo que foi lançado no PS4 e Xbox One, consoles que hoje já são considerados “dinossauros” pela molecada da nova geração. Mesmo assim, RDR2 dá um pau em muita coisa atual, com gráficos absurdamente detalhados, iluminação natural que parece ter sido feita à mão por um artista renascentista e ambientes tão realistas que dá até vontade de largar tudo e virar um caubói (só que sem a parte de ser procurado pela polícia).
A Beleza Está nos Detalhes
É bizarro como Red Dead 2 presta atenção nos mínimos detalhes: do jeito que a neve se acumula na sua roupa, ao rastro que seu cavalo deixa na lama, até o crescimento da barba do Arthur (que, sejamos honestos, cresce mais bonita do que muita barba da vida real). Tudo é tão polido que você esquece que está em um jogo e começa a achar que vive mesmo em 1899.
E não é só gráfico bonito, não. O mundo respira: NPCs têm suas rotinas próprias, os animais vivem seu ciclo natural e as mudanças de clima são tão bem feitas que você sente frio só de olhar.
Envelhecer? Nem Sabe o Que É Isso
Enquanto muitos jogos da mesma época já viraram “memes” de bugs e gráficos quebrados, Red Dead Redemption 2 segue firme e forte, ganhando novos fãs todo dia e sendo considerado por muita gente como o maior feito da Rockstar (sim, até mais que GTA V, pode chorar aí, fanboy).
Se a ideia era criar um épico que resistisse ao tempo, parabéns, missão mais que cumprida. Jogar RDR2 hoje é tão mágico quanto foi no lançamento, e arrisco dizer que ainda vai ser daqui a dez anos. A diferença é que, até lá, provavelmente a gente vai estar jogando em realidade virtual… mas ainda tomando multa por atirar em galinhas no jogo.